Pular para o conteúdo

Vatapá

  • Ray 
  • PRATOS

O vatapá é uma das receitas mais típicas e deliciosas da culinária brasileira. Consiste em um creme espesso e saboroso, feito com pão, leite de coco, azeite de dendê, camarão seco, castanha de caju, amendoim e temperos.

O vatapá é uma receita que tem origem na cultura africana, que usava o pão como base de sua alimentação.

O vatapá é uma receita que se espalhou pelo Brasil, ganhando diferentes nomes e variações, como caruru, bobó, xinxim, etc.

Nesta receita, vou te ensinar como fazer um vatapá de forma simples e prática, usando uma panela e um liquidificador.

Além disso, vou te dar algumas dicas extras para deixar o seu vatapá ainda mais gostoso e variar o sabor.

Você vai ver que essa é uma receita típica, deliciosa e que faz sucesso em qualquer ocasião, seja um almoço em família, um jantar romântico ou uma festa com os amigos.

Lista de ingredientes

Para fazer o vatapá, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de camarão seco sem casca
  • 4 pães franceses amanhecidos
  • 2 xícaras (chá) de leite de coco (480 ml)
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite de dendê (60 ml)
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada e sem sal (80 g)
  • 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e sem sal (80 g)
  • 1/2 xícara (chá) de coentro picado (20 g)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
Vatapá

Modo de preparo o seu vatapá

Siga o passo a passo abaixo para fazer o seu vatapá:

  1. Em uma tigela, coloque o camarão seco e cubra com água. Deixe de molho por 30 minutos, ou até que esteja macio. Escorra o camarão e reserve.
  2. Em outra tigela, coloque o pão francês picado e cubra com o leite de coco. Deixe de molho por 15 minutos, ou até que o pão esteja bem úmido. Transfira o pão e o leite de coco para o liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Reserve.
  3. Em uma panela, aqueça o azeite de dendê em fogo médio e refogue a cebola, o alho e o pimentão por cerca de 10 minutos, ou até que estejam macios e dourados. Adicione o camarão seco reservado e refogue por mais 10 minutos, ou até que esteja cozido e soltando o sabor. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
  4. No liquidificador, bata a castanha de caju e o amendoim até obter uma farofa fina. Adicione essa farofa à panela com o refogado de camarão e misture bem. Adicione o coentro picado e misture bem. Adicione a mistura de pão e leite de coco e misture bem, até obter um creme espesso e homogêneo. Acerte o sal e a pimenta-do-reino, se necessário. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos, ou até que o vatapá esteja bem cozido e soltando do fundo da panela. Desligue o fogo e reserve.
  5. Transfira o vatapá para uma travessa e sirva em seguida ou mantenha aquecido no forno até a hora de servir. Você pode servir o vatapá com arroz branco, farofa, salada verde, etc. Bom apetite!

Dicas extras

Aqui estão algumas dicas extras para você deixar o seu vatapá ainda mais gostoso e variar o sabor:

  • Você pode usar outros tipos de camarão para fazer o vatapá, como camarão fresco, camarão rosa, camarão cinza, etc. O importante é que o camarão seja limpo e sem casca, e que seja bem temperado com sal e pimenta-do-reino. Você também pode usar outros tipos de carne, como frango, carne seca, peixe, etc. Você também pode fazer um vatapá vegetariano, usando legumes cozidos, como cenoura, abobrinha, berinjela, etc.
  • Você pode usar outros tipos de pão para fazer o vatapá, como pão de forma, pão de leite, pão integral, etc. O importante é que o pão esteja amanhecido, ou seja, um pouco duro, para que possa absorver o leite de coco e formar o creme do vatapá. Você também pode usar farinha de rosca, farinha de mandioca ou farinha de milho, se preferir uma versão mais seca e firme do vatapá.
  • Você pode usar outros tipos de leite para fazer o vatapá, como leite de vaca, leite de amêndoas, leite de soja, etc. Você também pode usar creme de leite, requeijão, queijo ralado, etc. Você também pode adicionar outros temperos ao leite, como gengibre, curry, açafrão, etc. Isso vai deixar o seu leite mais rico e saboroso.

Por que essa é uma receita perfeita

O vatapá é uma receita perfeita por vários motivos. Veja alguns deles:

  • É uma receita típica, que faz parte da cultura e da história do Brasil e que representa a diversidade e a riqueza da culinária brasileira. O vatapá é uma receita que tem um significado especial, que remete à origem africana, à influência indígena e à mistura de povos e sabores. O vatapá é uma receita que une as regiões, que celebra a identidade e a tradição e que transmite alegria e sabor.
  • É uma receita deliciosa, que tem uma combinação perfeita de sabores e texturas. O vatapá é uma receita que tem um creme espesso e saboroso, feito com pão, leite de coco, azeite de dendê, camarão seco, castanha de caju, amendoim e temperos. O vatapá é uma receita que tem um sabor rico e complexo, que agrada a todos os paladares, que é ideal para os dias quentes e que é uma verdadeira tentação.
  • É uma receita simples, que leva poucos ingredientes, que são fáceis de encontrar e que você provavelmente já tem em casa. É uma receita que não requer muita habilidade na cozinha, basta hidratar o pão, fazer o creme, o refogado e misturar tudo. É uma receita que fica pronta em menos de uma hora, que pode ser servida quente ou fria.

Conclusão

Nesta receita, você aprendeu como fazer uma receita de vatapá, usando ingredientes simples e fáceis de encontrar.

Você viu que essa é uma receita típica, deliciosa e simples, que leva poucos ingredientes e que fica pronta em menos de uma hora.

Você também viu algumas dicas extras para deixar o seu vatapá ainda mais gostoso e variar o sabor.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer o vatapá na sua casa.

Se você fizer, me conte nos comentários como ficou o seu vatapá, se você gostou, se você fez alguma alteração na receita, etc.

Eu vou adorar saber a sua opinião e as suas sugestões. Até a próxima!

Grupo DO whatsapp -receitas
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *